Com autoridades, Ceagesp realiza evento de apoio à Semana do Pescado

Com autoridades, Ceagesp realiza evento de apoio à Semana do Pescado

12 de setembro de 2019

Em um importante evento da Semana do Pescado, que tem o intuito de incentivar a comercialização de todos os itens do setor, a Ceagesp recebeu, na última quarta-feira, a Jornada Gastronômica. O encontro reuniu autoridades, imprensa e profissionais do setor de comercialização da pesca.

Presente ao evento, Roberto Imai, diretor adjunto do Departamento de Agronegócios da Fiesp e fundador do Instituto ProPescado, responsável pela Semana do Pescado, destacou a importância do período, visto como uma terceira data para intensificação do consumo e comercialização da proteína no Brasil.

"A iniciativa é muito importante pois criou uma terceira ocasião de comercialização de pescado no País, depois da Semana Santa e Natal. Sempre no período entre 1º e 15 de setembro, as redes varejistas oferecem diversos itens de pescado a preços promocionais e incentivam o consumo desta proteína saudável e saborosa. O pescado mais barato é um trunfo da campanha, já que os produtos são considerados muito caros pelo consumidor", disse, em seu discurso.

Ele também destacou a importância da mudança no nome do período com o intuito de ampliar a abrangência das ações de comunicação e dar ainda mais visibilidade para todas as categorias de pescado. "Transformamos a Semana do Peixe em Semana do Pescado, para mostrar a diversidade de espécies disponíveis no Brasil, seja qual for a origem. Criamos um novo site, fizemos vídeos institucionais, investimos em publicidade digital, imprimimos e distribuímos materiais impressos e construímos um mapa de ações em todo o Brasil. Tudo isso para estimular agentes de toda a cadeia a criarem suas próprias ações vinculadas à Semana do Pescado", explicou.

Em sua avaliação, mais de 60% do setor varejista aderiu à Semana do Pescado, realizando ações para incrementar o consumo da proteína, com ações promocionais. Além disso, também salientou a participação de outras parcelas da cadeia, com a realização de eventos de divulgação de conhecimento sobre o setor. Assim, acredita que a campanha vem tendo êxito em expandir a mensagem de que "pescado é saboroso, saudável e cabe em todos os bolsos".

"Ainda não temos o balanço de vendas do varejo, mas em termos de adesão tivemos bons resultados: perto de 3 mil lojas de aproximadamente 20 redes do varejo nacional, de todos os portes, aderiram à campanha. Isso significa que em torno de 60% do faturamento nacional do varejo vendeu pescado mais barato neste período, rompendo uma das principais barreiras ao entrave ao consumo", disse. "Além do varejo, nossa equipe constatou diversas ações em todo o País, como festivais gastronômicos, debates em centros de pesquisa e universidades, promoções em peixarias, mercados municipais, feiras livres e restaurantes", acrescentou.

Anfitrião do evento, o presidente da Ceagesp, Johnni Hunter Nogueira, lembrou que o consumo de pescado está em crescimento no Brasil, destacando a importância da Semana do Pescado para a consolidação desse cenário de expansão no setor. “A oferta de pescado chegou ao seu melhor patamar em oito anos: 9,04 kg por pessoa por ano. Anualmente o consumo global é de 20 kg por pessoa por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Certamente ações como a Semana do Pescado farão esse número aumentar", afirmou.

Mas esses números ainda podem e devem aumentar, com o Brasil tendo condições de se juntar a países que são referência no consumo de pescado, como destacou o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr. "Nosso objetivo é aumentar o consumo de peixe no país, como já acontece em países como Noruega e Portugal", comentou, apontando a importância de um evento como a Semana do Pescado e apontando que ações de impacto para o setor podem ser realizados sem necessidade de grandes investimentos.

Já o presidente da Abispesca, uma das patrocinadoras da Semana do Pescado, Eduardo Lobo destacou que a campanha precisa de apoio mais forte da Secretária de Aquicultura e Pesca para massificar o pescado para todos os consumidores.

O evento foi encerrado com a realização de um jantar para os convidados regado a pratos à base de pescados, preparados pelo chef responsável pelo cardápio do Festival do Pescado que acontece no entreposto do Ceagesp na capital paulista até dezembro.

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