top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

A GIFT E O TiLV - Tilápia cultivada geneticamente melhorada: beneficiando os produtores de alimentos

As futuras gerações de GIFT serão aprimoradas para torná-las resistentes ao TiLV, com maior eficiência de conversão alimentar, bem como melhor crescimento sob condições de baixo oxigênio que ajudarão os atores da cadeia de suprimentos a produzir alimentos aquáticos suficientes e nutritivos para pessoas e o planeta mais saudáveis #gift #tilv #tilápia #melhoramento genético #tilápia do Nilo


A tilápia do Nilo é uma das principais espécies de aquicultura do mundo (Foto: Worldfish )


*Por Trinh Quoc Trong e John Benzie

A tilápia do Nilo é uma das principais espécies de aquicultura do mundo, eclipsada apenas pela carpa capim e carpa prateada. De acordo com as últimas estimativas da FAO, um total de 4,4 milhões de toneladas de tilápia do Nilo é produzido globalmente, representando 9% da produção total das principais espécies de aquicultura.

Um dos contribuintes para o sucesso desta espécie hoje é o desenvolvimento da cepa de Tilápia Cultivada Geneticamente Melhorada (GIFT) em 1988. Na época, a criação de tilápias era atormentada por vários problemas, incluindo baixa produtividade, desempenho deteriorado e fornecimento inadequado de sementes.

Para resolver esses problemas, o WorldFish, então conhecido como Centro Internacional para Gerenciamento de Recursos Aquáticos Vivos ou ICLARM, trabalhou com parceiros das Filipinas e da Noruega para produzir uma linhagem de tilápia do Nilo de crescimento mais rápido que é adequada para a aquicultura, tanto em pequena escala quanto comercial.

Pioneirismo em um método de reprodução sistêmica

Em colaboração com parceiros, a WorldFish foi pioneira em um método de criação sistemática baseado em programas de criação seletiva de salmão e truta estabelecidos na Noruega na década de 1970.

Famílias de irmãos completos - sementes de irmãos e irmãs dos mesmos pais - são criadas e depois cultivadas em gaiolas de rede de pano separadas até que sejam grandes o suficiente para serem marcadas individualmente com Transponders Integrados Passivos (tags PIT). Eles serão então transferidos para um lago comunitário para serem cultivados com sementes de outros pais. O desempenho de todos os peixes dentro da lagoa comunal é monitorado individualmente e os peixes das famílias com melhor desempenho foram então selecionados como pais da próxima geração GIFT.

A WorldFish demonstrou que a criação seletiva é uma abordagem viável, econômica e sustentável para o melhoramento genético de tilápias. A linhagem GIFT é o resultado de 28 anos de reprodução seletiva em 23 gerações. Ele está sendo usado em 17 países ao redor do mundo.

Um estudo do Banco Asiático de Desenvolvimento descobriu que cepas derivadas de GIFT representaram 68%, 46% e 17% da produção de tilápia nas Filipinas, Tailândia e Vietnã, respectivamente. Uma pesquisa realizada em Bangladesh descobriu que 75% dos incubatórios que produzem tilápias monossexuais estavam usando reprodutores GIFT.

Melhorar os meios de subsistência dos produtores de alimentos aquáticos

O crescimento mais rápido da variedade GIFT permite um ciclo de produção mais curto e maior rendimento para o mesmo terreno, levando a custos reduzidos e aumento de lucro. Uma variedade mais resiliente permitirá que a GIFT seja cultivada em mais ambientes, incluindo aqueles que atualmente não são viáveis ??e reduz os riscos de doenças.

Em um estudo recente de avaliação de desempenho na fazenda com uma amostra aleatória estratificada de 213 produtores GIFT e 256 não GIFT em Bangladesh, descobriu-se que a cepa GIFT cresceu 27% e 29% mais rápido do que a tilápia não GIFT em ambientes de monocultura e policultura, respectivamente. Os rendimentos GIFT foram significativamente maiores do que os rendimentos não GIFT e as espécies GIFT foram mais lucrativas e econômicas do que as espécies não GIFT.

Como tem feito há mais de três décadas, a GIFT continua a beneficiar os produtores de alimentos aquáticos em todo o mundo com seu crescimento mais rápido e continua com a demanda mais alta do que nunca. A acessibilidade a quantidades adequadas de tilápia do Nilo de crescimento mais rápido durante as estações oportunas é fundamental para garantir que o setor continue a crescer.

No início deste ano, a WorldFish fez parceria com a Premium Aquaculture Limited para a transferência de alevinos GIFT e o estabelecimento de uma indústria de aquicultura baseada em GIFT na Nigéria com o objetivo de ter GIFT tilápia nos mercados de peixes nigerianos até o final de 2023.

Aproveitando o potencial da GIFT em um clima em mudança

Taxas de crescimento mais altas e ciclos de produção mais curtos também permitem que o GIFT seja cultivado em lagoas sazonais localizadas em áreas propensas à seca e com déficit de peixes. Isso significa que a GIFT tem um papel proeminente na forma como os produtores de alimentos aquáticos se adaptam a um clima em mudança, pois pode aumentar o rendimento de proteína animal por gota de água utilizada.

Características, como resiliência a ambientes agrícolas desfavoráveis ??e resistência a doenças, tornaram-se cada vez mais importantes com o aquecimento global interrompendo os sistemas alimentares globais. A GIFT pode resistir a esses desafios por si só, mas não sem incubatórios confiáveis ??que atuam como centros de disseminação de reprodutores e produtores em massa de sementes para produtores de alimentos aquáticos.

Atendendo às necessidades dos operadores de incubatório

A alta produção de sementes por fêmea, o vigor da semente produzida e a rápida taxa de crescimento da semente até atingir o tamanho comercializável dos alevinos estão entre as características importantes que os incubatórios procuram nos reprodutores, dependendo da localização e do tipo de sistema de produção.

As fêmeas GIFT demonstraram a mesma fertilidade – número de ovos por fêmea – em comparação com fêmeas não selecionadas de tilápia do Nilo. O crescimento superior da GIFT também significa que os reprodutores consomem menos ração. A eficiência alimentar aprimorada ajuda a reduzir o custo da alimentação, o maior componente de custo na criação de tilápias.

Juntamente com a capacidade da GIFT de produzir alevinos mais vigorosos, isso se traduzirá em melhor receita e menor tempo de resposta. Alevinos de crescimento mais rápido encurtam o período de amamentação até tamanhos comercializáveis, reduzindo o risco de mortalidade neste estágio altamente vulnerável em que a taxa de sobrevivência é uma grande preocupação para os operadores do incubatório.

A WorldFish continua a identificar novos desafios para fornecer soluções holísticas e inovadoras para tornar os sistemas alimentares aquáticos mais resilientes e sustentáveis ??para um futuro com segurança alimentar, particularmente em um clima em mudança.

Girando para enfrentar novos desafios

Por muitos anos, a principal característica para a seleção foi o crescimento mais rápido usando abordagens tradicionais de melhoramento através da teoria da genética quantitativa. Ameaças e desafios emergentes para a sustentabilidade da produção de tilápia do Nilo levaram a WorldFish a voltar à prancheta para encontrar soluções inovadoras para esses problemas.

O vírus do lago da tilápia (TiLV) não está apenas causando perdas de peixes, mas exigiu que toda a indústria da tilápia repensasse como os peixes devem ser transportados e a biossegurança dos incubatórios, incluindo o núcleo de reprodução. A resiliência em condições de baixo oxigênio também é cada vez mais importante, pois a maioria das fazendas de pequena escala não emprega aeração mecânica.

As futuras gerações de GIFT serão aprimoradas à luz dessas descobertas para torná-las de crescimento mais rápido e resistentes ao TiLV. Usando métodos baseados em DNA e ferramentas genômicas, a WorldFish também está desenvolvendo protocolos para a seleção de sementes que tenham maior eficiência de conversão alimentar, bem como melhor crescimento sob condições de baixo oxigênio que ajudarão os atores da cadeia de suprimentos a produzir alimentos aquáticos suficientes e nutritivos para pessoas e o planeta.


Esta versão foi publicada no site da WorldFish é uma instituição de pesquisa e inovação sem fins lucrativos que cria, avança e traduz pesquisas científicas sobre sistemas alimentares aquáticos em soluções escaláveis ??com impacto transformacional no bem-estar humano e no meio ambiente. Seusdados de pesquisa, evidências e insights moldam as melhores práticas, políticas e decisões de investimento para o desenvolvimento sustentável em países de baixa e média renda.


162 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page