top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

Atacante Haaland vira embaixador do Conselho Norueguês da Pesca

Haaland ajudará a promover os frutos do mar da Noruega no exterior - Divulgação


O atacante Erling Haaland, do Manchester City, foi nomeado embaixador global do Conselho Norueguês da Pesca (NSC, na sigla em inglês), organização que promove os frutos do mar produzidos pela Noruega e exportados para o mundo. O acordo terá duração de dois anos e meio e começará a valer a partir de abril.


“Frutos do mar sempre fizeram parte da minha criação e da minha dieta enquanto crescia. Os frutos do mar noruegueses, os melhores do mundo, ainda têm um lugar natural na minha vida”, destacou Haaland, já fazendo propaganda para o produto de seu país natal.


“O Conselho Norueguês da Pesca faz um trabalho tremendo mostrando conhecimento e inspiração sobre frutos do mar saborosos, saudáveis e sustentáveis globalmente e aqui na Noruega. Foi natural para mim entrar nessa parceria”, acrescentou o jogador.


Exportação

A Noruega é o maior exportador de frutos do mar do mundo, com o equivalente a cerca de 39 milhões de refeições servidas diariamente. Em 2023, o país exportou frutos do mar para 153 mercados do planeta, com uma variedade de mais de 60 espécies.


Para o Brasil, são exportadas as espécies gadus morhua, saithe, ling e zarbo de bacalhau. Em 2023, o total de exportações foi de mais de 19 mil toneladas, com um valor superior a R$ 624 milhões (equivalente a 1,3 bilhão de coroas norueguesas). Isso representa um aumento de volume de cerca de 27% e um aumento de valor de cerca de 40%, em comparação com 2022.


“Em nome do Conselho Norueguês da Pesca, estamos empolgados em anunciar nossa parceria com Erling Haaland, reconhecido como um dos melhores jogadores de futebol do mundo”, comentou Christian Chramer, CEO do NSC.


“A combinação com os frutos do mar noruegueses, apreciados internacionalmente, é, portanto, indiscutível. Poder unir forças como dois dos melhores exportadores e marcas mais fortes da Noruega nos enche de orgulho”, acrescentou o executivo.


Patrocínios

Além do acordo com Haaland, o NSC também possui contratos com as seleções norueguesas feminina e masculina.

“Estamos extremamente satisfeitos por contar com o apoio de nossas seleções nacionais. Isso representa um esforço conjunto, e toda a indústria de frutos do mar está unida. Elas se juntarão a nós para apresentar a ampla variedade de tesouros marinhos da Noruega”, disse Chramer.


Estatal

O NSC é uma empresa pública pertencente ao Ministério do Comércio, Indústria e Pesca da Noruega. Trabalha em conjunto com as indústrias de pesca e agricultura norueguesas para desenvolver mercados para os frutos do mar do país por meio de acesso ao mercado, percepção de mercado, marketing e relações públicas.


O NSC tem sede em Tromso, no norte da Noruega, e mantém representantes locais em 15 dos mercados internacionais mais importantes para o país.


A indústria de frutos do mar norueguesa financia as atividades do Conselho da Pesca por meio de uma tarifa sobre todas as exportações de produtos do ramo.


10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page