top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

Codevasf capacita jovens de Paulo Afonso (BA) na área de manipulação de pescado




Um grupo de 13 jovens estudantes da zona rural de Paulo Afonso (BA) foi capacitado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Boas Práticas na Manipulação de Pescado. Por meio da Unidade Regional Descentralizada da Codevasf no município, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o curso ofereceu aos participantes aulas práticas e teóricas sobre o tema. A capacitação foi uma promoção do Projeto Amanhã, ação desenvolvida pela Codevasf para atender jovens oriundos da zona rural com cursos profissionalizantes, seguindo as tendências econômicas da região onde estão inseridos.


O objetivo do curso foi capacitar os futuros trabalhadores com o conhecimento sobre tecnologia de pescado, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes, estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura. A carga horária foi de 40 horas/aula.

A programação incluiu temas como tecnologia do pescado; deterioração do produto; análise sensorial do pescado; cartilha de manipulador com BPF (Boas Práticas de Fabricação); noções sobre plano de controle de qualidade; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e exercício avaliativo.


Segundo a coordenadora regional do Projeto Amanhã em Paulo Afonso, Greice Dias, “essa capacitação ampliou as perspectivas e oportunidades de trabalho para geração de emprego e renda. Ainda realizamos uma visita técnica em uma indústria de pescado. No local, os alunos conheceram todas as etapas do processamento do produto, desde a entrada da matéria-prima (peixe), lavagem, descamação, processo de filetagem, congelamento, embalagem e expedição. Eles acompanharam a demonstração prática de filetagem e tiveram a oportunidade de realizar isso na própria indústria”, explicou.

Os Instrutores As 32 aulas teóricas e oito práticas foram ministradas pelo engenheiro de pesca José Jacobina Romaguera Neto, que atua na Codevasf em Paulo Afonso, e pela professora da UNEB, Suzana Menezes Luz de Souza. José Jacobina Romaguera Neto tem especialização feita no Japão (2000) em Tecnologia do Pescado e Controle de Qualidade. Possui especialização também na área de Segurança no Trabalho e faz parte da Equipe de Controle de Qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), integra a Divisão de Inspeção em Pescado (DIPES) e ministra cursos semelhantes em todo o país. Jacobina faz parte do quadro técnico da Codevasf desde 2009 e possui várias publicações e trabalhos sobre o setor da piscicultura no país.

A professora Susana Menezes Luz de Souza possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e mestrado em Aquicultura pela mesma universidade (2007). É pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó e professora do Campus VIII da Uneb em Paulo Afonso. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: beneficiamento, pescado, aquicultura, agregação de valor e piscicultura.

Projeto Amanhã Instituído em 1993, o projeto social tem por objetivo fomentar a organização e a capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos (estudantes de instituições de ensino regular), principalmente de áreas rurais, na área de atuação da Empresa. O Projeto Amanhã prepara os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. Desde sua institucionalização mais de 33 mil jovens participaram de suas ações educativas na área de atuação da Codevasf e tiveram, assim, melhorias de qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page