top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

Deputado quer festejo do pirarucu de Fonte Boa como patrimônio cultural

De acordo com George Lins o projeto tem como objetivo valorizar a cultura local e fortalecer a atividade pesqueira sustentável na cidade


O tradicional festejo do pirarucu manejado do município de Fonte Boa, no alto rio Solimões, poderá se tornar patrimônio cultural de natureza imaterial do Amazonas.

A proposta é de autoria do deputado Dr. George Lins (União Brasil) e é analisada na Assembleia Legislativa (ALE-AM).


Segundo o deputado, o projeto tem como objetivo valorizar a cultura local e fortalecer a atividade pesqueira sustentável na cidade de Fonte Boa, além de impulsionar o turismo na região do alto rio Solimões.


“Valorizar o festejo representa o fomento da cultura e do turismo de um dos maiores motores da economia de Fonte Boa: o pirarucu manejado. O município se destaca por sua produção e celebra isso por meio do festejo, que reúne toda a comunidade da cidade”, disse o deputado.

Lins também destacou que a proposta está em simetria com o projeto de lei do vereador Raimundo Nonato Oliveira, o “Matozão”, aprovado pela câmara de Fonte Boa. Por ele, o festejo fonte-boense do pirarucu é considerado grande evento cultural do município.

“Registramos também que o festejo certamente elevará o nível dos eventos culturais do município, promovendo geração de renda e intensificando o intercâmbio cultural e o turismo com maior divulgação da cidade de Fonte Boa. Sem dúvida, um dos municípios mais desenvolvidos do alto Solimões”.


De acordo com o deputado, seu projeto quer também conscientizar a população sobre a importância da conservação do pirarucu e do ecossistema aquático. E dessa forma, incentivar a prática de manejo conforme as normas de sustentabilidade ambiental.


0 visualização0 comentário
bottom of page