top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

Lei dos pescados é sancionada em Florianópolis


Agora restaurantes podem comprar peixe diretamente dos pescadores artesanais ou agricultores - Foto: Cristiano Andujar/PMF

Na terça-feira (6/12) o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, assinou a regulamentação da “Lei dos Pescados”, que passa a autorizar restaurantes e estabelecimentos gastronômicos a obterem pescados frescos diretamente dos pescadores artesanais e aquicultores da região. A proposta da lei foi feita pelo vereador Marquito.

A assinatura ocorreu em gabinete, na presença de autoridades da Secretaria de Turismo, Superintendência de Pesca, vereadores e pescadores. A medida é um incentivo à tradição de pesca artesanal e valorização dos profissionais da cidade. “Sabemos que os pescadores e aquicultores de Floripa prezam pela qualidade dos seus pescados. Não à toa, nossos mercados são abastecidos por eles. Agora eles também tem a chance de fazer esta venda direta, nada mais justo”, ressalta o prefeito.

Na cerimônia estavam presentes pescadores e chefs que falaram sobre as vantagens de se permitir a compra sem atravessadores, como a diminuição dos custos, melhores oportunidades para pescadores artesanais e um produto mais fresco para o consumidor final. “Hoje a lei de Florianópolis serve como base para criação de similares em diversas cidades; isso só é possível por ser uma lei co-criada, que surge não de um olhar único, mas de um contexto material e diálogo vivo entre as partes que mais precisam dessas mudanças”, escreveu o vereador Marquito, que será empossado deputado estadual e pode articular na Alesc uma legislação parecida.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page