top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

Ministério da Pesca e Aquicultura lança o Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal

O Programa de Iniciação Científica valoriza, fomenta e incentiva o aprendizado de jovens da comunidade pesqueira



Na próxima sexta-feira, 03 de maio, o MPA fará o lançamento nacional do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal. O evento será realizado no Salão Branco do Palácio de Karnak em Teresina (PI), a partir das 10h, e contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e do secretário nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Ronald Luiz dos Santos, além de representantes da pesca artesanal.


O Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.) destinado à juventude desse âmbito pesqueiro, que está matriculada no Ensino Médio da rede pública. Com o objetivo de incentivar a formação de novos talentos nas áreas do conhecimento científico por meio da concessão de bolsas para os participantes, esse PIBIC Jr. se volta para a comunidade pesqueira, atendendo jovens pescadoras e pescadores, indígenas, de comunidades rurais e urbanas, quilombolas, pretas e pretos.


As bolsas destinadas terão duração de 1 ano, podendo ser renovadas após avaliações das(os) estudantes por meio de relatórios e análise de seu desempenho escolar com base no histórico, assim, poderão acompanhar a(o) bolsista até a conclusão do Ensino Médio. Ao todo, o Jovem Cientista da Pesca Artesanal contará com cerca de mil bolsas, sendo o total do investimento no valor de R$ 4 milhões, e a distribuição do incentivo será feita proporcionalmente por região do país, de acordo com o número de pescadores artesanais registrados (RGP) por unidade federativa.


Povos da Pesca Artesanal

Esse PIBIC Jr. faz parte do programa Povos da Pesca Artesanal, da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal (SNPA) do MPA, lançado em agosto de 2023 pelo presidente Lula por meio do decreto de número 11.626. O Povos da Pesca Artesanal trabalha com ações de extensão pesqueira, cadeia produtiva, formação, gênero, cultura, combate ao racismo ambiental, entre outras frentes, visando beneficiar as comunidades da pesca artesanal brasileira. Esse trabalho se dá de forma transversal, em diálogo e parceria com outros Ministérios e governos estaduais e municipais.


Durante o lançamento nacional do Jovem Cientista, também estarão presentes os presidentes das 12 Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAP’s), que aceitaram o convite da SNPA para participar do Programa, fomentando e valorizando o conhecimento e saber-fazer das comunidades pesqueiras em prol do combate a evasão escolar da juventude.

Para saber mais detalhes sobre o Jovem Cientista da Pesca Artesanal, requisitos de participação, como se dará a escolha dos bolsistas e a lista completa das Fundações parceiras, fique atento ao lançamento dos editais do programa na próxima sexta-feira, 03/05.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page