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  • Foto do escritorSemana do Pescado

SEMANA DO PESCADO – Campanha deste ano terá seu início no IFC BRASIL 2022

Considerada pelo varejo a “segunda quaresma”, a Semana do Pescado visa incentivar consumo de peixes, moluscos e crustáceos em todas as regiões do país #semanadopescado #ifcbrasil2022 #lançamentosemanadopescado


A 19ª edição da Semana do Pescado terá seu ponto de partida no dia 1º de setembro próximo, durante o IV InternationalFish Congress &Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2022), que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.

A campanha será apresentada por meio de um painel de debates sobre padrões, tendências e estratégias para elevar consumo no mercado interno com transmissão pelo canal do YouTube IFC Brasil (https://www.youtube.com/channel/UCNJC31UELdj7i3MJz-KOCaA/videos?view=57).

Considerada pelo varejo a “segunda quaresma”, a Semana do Pescado visa incentivar consumo de peixes, moluscos e crustáceos em todas as regiões do país. Ela foi criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e envolve supermercados, restaurantes, feiras-livres e pontos no atacado e varejo. Também promove espaços gastronômicos, abertos para degustação de peixes e frutos do mar, cujas atividades envolvem milhares de pessoas em todo o país, fomentando o consumo de pescado, tão rico em nutrientes, como forte aliado para saúde, com impacto direto na economia brasileira.

Para debater a campanha, estarão presentes Roberto Imai, membro da Coordenação Nacional da Semana do Pescado, presidente do SIPESP e coordenador do COMPESCA na FIESP; Mario Ruggiero, diretor de Operações Executivas da empresa Scanntech, especializada em coleta, análise e sistematização de dados de venda de produtos junto ao varejo e indústria no Brasil e América Latina; Meg Felipe, médica veterinária sanitarista, diretora comercial do Carrefour e Fernanda Brzezinski da Cunha, coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar Estadual do Paraná, nutricionista, especialista em Nutrição Clínica pela UFPR e em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP).


Objetivo é igualar o gosto do brasileiro aos dos demais países que fazem do pescado proteína mais consumida e comercializada no mundo. Os países asiáticos são os maiores consumidores de peixe, liderados pelo Japão, onde o consumo ultrapassa 60 Kg/habitante/ano"


Consumo de pescado no Brasil

Na média, o consumo atual de pescado no Brasil, 10Kg/habitante/ano, ainda está abaixo do recomendado - 12Kg/habitante/ano -, distante da média mundial que é de 20,2 Kg/habitante/ano.

- População brasileira tem muitas outras opções, como frango, bovino e suíno, que muitos países não têm. Então, pescado disputa mercado com outras proteínas. Objetivo é igualar o gosto do brasileiro aos dos demais países que fazem do pescado proteína mais consumida e comercializada no mundo. Os países asiáticos são os maiores consumidores de peixe, liderados pelo Japão, onde o consumo ultrapassa 60 Kg/habitante/ano - comenta Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca, presidente do IFC Brasil e membro da Coordenação Nacional da Semana do Pescado.


O evento

O IFC Brasil 2022 reunirá cerca de dois mil participantes e mais de 100 expositores da aquicultura e pesca. No painel sobre Semana do Pescado, será discutido como setor produtivo poderá criar melhores condições de venda e ocupação de mercados com grande potencial, como o da alimentação escolar.

Membros da Coordenação Nacional da Semana do Pescado 2022

- Altemir Gregolin, ex-ministro da aquicultura e pesca, e presidente do IFC Brasil;

- André Medeiros, médico veterinário com mestrado e doutorado em qualidade de pescado e assessor na SEDEERI;

- Manuela Ornelas, empresária, proprietária da peixaria Divina Providência, no Rio de Janeiro, e especialista em comunicação B2C;

- Thamires Quinhões, diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES;

- Roberto Imai, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca, no Estado de São Paulo – SIPESP;

- Francisco Hidalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA).


Patrocinadores

SIPESP (Sindicato da Indústria de Pesca no Estado de São Paulo), SeafoodFromNorway, Noronha Pescados, Kanemar Com. Exterior Ltda, Francal Feiras, ROBINSON CRUSOE, ACRIPAR (Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia), ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias dos Pescados), Seara Alimentos Ltda, Radionaval Eletrônica Naval, Nordsee Comercial Importadora e Exportadora, FrescattoCompany, EcilTranding, Camil Alimentos, ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Costa Sul, Tilabras Aquacultura Ltda, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), BrazilianFish, Cermaq Chile S.A. e FriBoi Food Solutions.

Apoiadores

ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal), Mulheres Aquicultura Br, Revista Higiene Alimentar, Verakis, ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ACAQ (Associação Catarinense de Aquicultura), AQUACERTI (Certificação de Aquicultura Sustentável), Engpesc Rádio Web, AQUIPAR (Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar), Peixaria Divina Providência, SAPERJ (Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), VERUM - Assuntos Regulatórios, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), CEDEMAR (Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar), Centro Oeste Farm News, SEDEERI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro), G.E.P. PESC, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Veterinária, Portal E-Food, Universidade Federal do Paraná, Universidade Santa Úrsula, Dupeixe Plataforma para Negócios com Pescado, Bacalhau BomPORTO, CONEPE (Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura), SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), IFC (Internacional Fish Congress &Fish Expo Brasil), MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), Fazenda Dona Branca, Mercado de Peixe São Pedro Niterói, Santuário do Cristo Redentor e Instituto de Pesca e Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, Governo Municipal de Feira Nova/PE, Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Desenvolvimento Socioeconômico Feira Nova/PE, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro.

Instagram: @semanadopescado


*Fonte: Ascom da Semana do Pescado.


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