Semana do Pescado faz balanço e prepara novas ações

Semana do Pescado faz balanço e prepara novas ações

20 de setembro de 2019

Se no calendário a 16ª edição da Semana do Pescado chegou ao fim, pois estava agendada para o período de 1º a 15 de setembro, a campanha, de fato, prossegue. E isso se dá com a realização do balanço das atividades, a preparação para a semana do próximo ano e também com a adoção de ações que pretendem tornar constante as ações que incentivam o consumo da proteína. 

Por isso, nesse momento, ganha importância a avaliação dos resultados da Semana do Pescado, assim como a análise dos resultados da pesquisa de consumo de pescado, além dos debates propostos pelo seminário "Semana do Pescado: o perfil, os comportamentos de compra e as tecnologias em uso pelo consumidor moderno de alimentos", marcado para a próxima segunda-feira, na sede da Fiesp, em São Paulo.

"É uma fase de levantamento de estatísticas sobre a campanha de 2019 e elaboração da estratégia de 2020", explica Ricardo Torres, gerente executivo da Semana do Pescado. 

De acordo com ele, a 2ª Pesquisa Nacional de Consumo de Pescado, realizada durante a campanha, também trará reflexões importantes sobre as preferências da população e os caminhos para o setor. “Vamos debater agora o que pode ser feito para aumentar o consumo em todo o país”, destaca Torres.

A ideia é ampliar o envolvimento e a articulação entre entidades-chave do setor, que já contribuem para a semana, com o varejo e o food service para ampliar a comercialização de itens do pescado não só na próxima edição da campanha, mas durante todo o ano, aproveitando datas comemorativas e marcantes do calendário. 

"A campanha de 2020 vai exigir uma articulação maior das entidades diretamente ligadas ao setor. E também uma articulação dessas entidades com as entidades do varejo e do food service, como a Abras, a Abrasel e a ANR. O objetivo é uma articulação efetiva e que gere resultados para o consumo não só durante a semana, mas também durante a preparação", acrescenta Torres.

Para isso, a aquisição de conhecimento sobre o consumo do pescado se torna fator fundamental. Assim, é na capacitação de todos as partes envolvidas na comercialização da proteína que deve estar o foco das lideranças do setor nos próximos dias, para mostrar que "toda semana é Semana do Pescado".

"Isso envolve capacitação dos produtores, pescadores, fornecedores de pescado, peixeiros, garçons e chefs dos restaurantes de pescado para que durante a Semana do Pescado todos estejam familiarizados com informações do setor, espécies e produtos disponíveis para que assim o público seja bem informado", conclui o gerente executivo da Semana do Pescado. 

NOTÍCIAS

 

 

Desenvolvido por Br3 comunicação.