top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

África do Sul abre suas portas para o mercado de pescados brasileiros



O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou na sexta-feira (1º) que as autoridades sanitárias da África do Sul aprovaram um certificado internacional para a importação de pescados de cultivo e seus derivados do Brasil, apenas alguns dias após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitar ao ministro Carlos Fávaro a expansão dos mercados na União Africana.


Esta medida representa o 17º mercado aberto somente este ano, destacando a diversificação das exportações brasileiras. Em 2023, a África do Sul já havia aberto suas portas para dois outros produtos do agronegócio brasileiro: pet chews (alimentos mastigáveis para pets) e subprodutos de origem animal para alimentação de animais.


O presidente Lula enfatizou recentemente a importância histórica e econômica da relação do Brasil com o continente africano, destacando o potencial econômico dessa parceria. No ano passado, a África do Sul importou mais de US$ 558 milhões em produtos do agronegócio brasileiro, com destaque para carnes, madeira e produtos florestais.


O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, ressaltou a continuidade do trabalho para fortalecer as relações econômicas e culturais entre o Brasil e os países africanos, planejando missões para intensificar a cooperação e o comércio.

Essa expansão das exportações para mais um mercado internacional é resultado do esforço conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page