Um dos peixes mais baratos e ainda assim muito saboroso e com uma elevada carga de saúde, a sardinha é a estrela deste prato sugerido pela organização da Semana do Pescado, evento que chegará à 18ª edição entre os dias 1º e 15 de setembro, com foco em estimular o aumento do consumo de produtos da pesca e aquicultura no Brasil.
Levantamento recente mostra que o brasileiro consome 10 quilos de peixe per capita por ano, enquanto a recomendação dos órgãos mundiais de saúde é de 12 quilos. A média mundial chega aos 21 quilos per capita, puxados por países como Japão e China.
O “universo do pescado” possui muitas espécies comerciais e se destaca por ser uma proteína saudável, acessível a todos os públicos, de fácil preparo e possível de ser enquadrado em diferentes e saborosas receitas. O apelo do aumento da comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura chega junto com a redução do consumo da carne vermelha, que caiu 68% durante a pandemia, reflexo direto do aumento de preço e da queda do poder aquisitivo da população.
Entre a grande variedade de peixes está a sardinha, encontrada em todo o país e que pode ser comprada tanto fresca quanto congelada e até mesmo enlatada. Ela é o ingrediente principal desta receita deliciosa ao molho de iogurte.
Sardinha ao molho de iogurte
Ingredientes:
5 sardinhas
1 cebola roxa
1 pepino japonês descascado e cortado em tiras
1 tomate
1 maço de coentro picado bem miudinho
200g de iogurte natural
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Gotas de limão
Modo de preparo:
Limpe as sardinhas retirando as espinhas. Coloque um fio de azeite em cada uma e depois grelhe dos dois lados. Cozinhe o tomate inteiro em água fervente com um corte em X na casca. A água quente vai ajudar que o restante da pele saia com facilidade. Retire também as sementes e corte em cubinhos. Cozinhe na mesma frigideira em que grelhou as sardinhas e reserve. Num outro recipiente, misture o iogurte com o coentro, uma pitada de sal, gotas de limão e reserve. Na hora de servir, faça uma cama com os legumes, posicione as sardinhas em cima e finalize com o molho de iogurte.
É uma campanha que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil. Ocorre anualmente na primeira quinzena de setembro e possui como foco ações promocionais e eventos gastronômicos. A edição de 2021 tem como patrocinadores, além de empresas do setor, as seguintes entidades: Alaska Seafood Institute, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), Conselho Norueguês de Pesca, Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (SINDFRIO), Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (SINDIPESCA), Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP). A Semana do Pescado conta com o apoio do Ministério da Agricultura, com destaque para a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA), do SEBRAE e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
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