top of page
Buscar
  • Foto do escritorSemana do Pescado

produtor mineiro vai De 6 mil a 70 mil quilos de peixe em 5 anos

André Jean começou do zero e trabalhou sozinho por três anos. Após suporte da Emater, aprendeu a gerenciar seus negócios e hoje também cria gado de corte



Produtor conseguiu aumentar em mais de 1.000% a produção anual de peixes(foto: Divulgação/Emater)


André Jean Guimarães começou a trabalhar com a criação de peixes em 2018, quando produzia seis toneladas por ano. Hoje, depois de passar pela produção de leite e de gado de corte e outras atividades fora do setor agropecuário, ele produz 70 toneladas de peixe anualmente, um crescimento de 1.100%. A maior parte do que produz, de acordo com o empreendedor, é destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Em segundo lugar, vêm os bares e restaurantes. “A gente tenta abraçar o mais próximo do cliente possível”, explica André. Só depois aparecem os supermercados. A ideia de André Jean é vender diretamente para quem prepara o alimento porque, dessa forma, o peixe chega fresco à mesa de quem come. “Nosso produto é abatido todo dia, toda semana ele é entregue. Então, não tem estoque que fica aqui por dois ou três meses”, conta.


Para impulsionar a venda do pescado, André conta com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que acompanha a evolução do produtor desde 2017, quando iniciou no setor da agroindústria. De acordo com Gustavo Caldeira, técnico agrônomo da empresa em Rio Piracicaba, na Região Central, onde o piscicultor atua, André é referência na cidade e na região.


O pulo do gato

No começo da agroindústria, André combinava a produção de leite e a piscicultura. No entanto, não conseguia compensar o preço da produção com o lucro das vendas e precisou de um incentivo financeiro. “Eu tirava o leite, vendia e comprava a ração do peixe. Vendia o peixe e comprava uma vaca. Fui trocando assim durante três anos seguidos. Aí, eu entendi que, para eu crescer, eu teria que ter um capital para investir mais pesado”, reflete.



André Jean Guimarães produtor rural (foto: Divulgação/Emater)


1 visualização0 comentário
bottom of page